Histórias da Medicina Portuguesa

No termo de uma vida de trabalho, todos temos histórias a contar. Vamos também aprendendo a ler a História de um modo pessoal. Este blogue pretende viver um pouco da minha experiência e muito dos nomes grandes que todos conhecemos. Nos pequenos textos que apresento, a investigação é superficial e as generalizações poderão ser todas discutidas. A ambição é limitada. Pretendo apenas entreter colegas despreocupados e (quem sabe?) despertar o interesse pela pesquisa mais aprofundada das questões que afloro.
Espero não estar a dar início a um projecto unipessoal. As portas de Histórias da Medicina estão abertas a todos os colegas que queiram colaborar com críticas, comentários ou artigos, venham eles da vivência de cada um ou das reflexões sobre as leituras que fizeram.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014



      A MEDICINA EM MACAU
                              IV

                ATAQUE A UMA LEPROSARIA

O padre Manuel Teixeira era uma das figuras típicas de Macau. Dava nas vistas com o seu hábito branco e as longas barbas da mesma cor. Dizia-se que era malandreco e que apreciava as tailandesas, mas maldizentes há-os em toda a parte.


Mesmo já avançado em anos, dava longos passeios a pé pelas ruas de Macau. Com alguma frequência, para fazer exercício, percorria a «ponte velha» nos dois sentidos. «Ponte velha» é o nome que dão os macaenses, à ponte que liga a península de Macau à ilha da Taipa, apesar de ter sido concluída apenas em 1974. Foi projetada por Edgar Cardoso. Com mais de dois quilómetros e meio de comprimento, chegou a chegou a ser considerada «a ponte contínua mais longa do mundo».
Toda a gente o conhecia. Ofereciam-lhe boleia, quando passavam por ele de automóvel.
─ Senhor padre… Quer boleia?
Monsenhor Manuel Teixeira recusava sempre. Se insistiam, zangava-se.
Quando adoeceu, passou muito tempo no Hospital Conde S. Januário, após a recuperação. Como não podia residir ali, o governo de Macau acabou por lhe pagar um quarto na pousada.
Depois de 77 anos em Macau, Monsenhor Manuel Teixeira regressou a Portugal. Em vez da terra natal (Freixo de Espada-à-Cinta), escolheu Chaves para passar os dias finais da sua vida. Declarara repetidamente tencionar «acabar» em Macau. Poderá ter entristecido com a transferência da soberania de Macau para a República da China e com o êxodo da população europeia.
No aeroporto, o missionário foi recebido pelo último governador português de Macau, general Rocha Vieira. Instalou-se no Lar de Santa Marta, ao qual doara, ao longo de várias décadas, quantias importantes de dinheiro.  

MACAU - ANTIGA PRAIA GRANDE, HOJE OCUPADA POR EDIFICIOS

Depois de mais este apontamento biográfico, vou transcrever um relato curioso dos muitos em que o livro de Manuel Teixeira é fértil. Este blogue intitula-se historinhasdamedicina. Pretende, desde o início, dar realce às historiazinhas que acontecem no decurso da História.

A 3 de setembro de1885, o tenente Lemos enviou um ofício à secretaria do governo:
«Pelas 20 horas da noite do primeiro do corrente assaltaram o hospício de Kao hó, uns doze piratas armados de taifós (espadas curtas) e de pistolas, roubando toda a roupa de inverno das leprosas e o arroz que lhe havia sido distribuído para o rancho até 15 deste mês.
Os piratas dirigiram-se primeiro à casa do guarda, a cuja porta bateram para que viesse apresentar-se ao comandante da Taipa ─ disseram eles que estava ali à sua espera.  
O guarda foi o primeiro roubado.
Dali foram ao hospício, arrombaram a janela do lado da cozinha por onde entraram, e abriram em seguida uma porta.
Roubaram aí a roupa das leprosas e algum dinheiro na importância de sete patacas e 160 cates de arroz.
Pela meia-noite retiraram os piratas embarcando num pequeno sapatião que os esperava na praia.
Já mandei proceder a concertos da janela, em virtude da autorização que recebi para esse fim.»

As suspeitas recaíram em Lao teng yao e nos seus companheiros, que foram presos cerca de três meses depois em Cantão por outros crimes de pirataria, praticados na vizinhança de Hong Kong. O grupo tinha um nome pomposo - sociedade secreta Sam-hap, mas os seus membros levavam uma existência miserável e frequentavam uma casa de ópio.  
Em 1959, a forma clínica mais frequente de lepra em Macau era a tuberculoide. Atingia 28 dos 47 doentes internados na leprosaria de Ká-Hó, na ilha de Coloane.  A proporção dos doentes tratados em consulta externa era semelhante. 

FOTOGRAFIAS: RETIRADAS DA INTERNET.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

A  MEDICINA   EM MACAU

III

      ENFERMARIA (TERCENA) MILITAR



Os comerciantes de Macau opunham-se, de um modo geral, a todas as despesas improdutivas. Limitavam os subsídios destinados aos clérigos e reduziam ao mínimo possível os gastos com militares.
Durante vários anos, não se sentiu a necessidade da tropa. Em 1622, o governador holandês de Batávia, Jan Pieterrzoon enviou uma expedição a Macau. Os invasores foram derrotados. Pieterrzoon escreveu, no ano seguinte: «os portugueses derrotaram-nos em Macau com os seus escravos; não foi com soldados, pois não havia lá nenhum».



A ameaça holandesa fez tocar os sinos de rebate. As autoridades macaenses pediram ajuda a Manila e a Goa. Manila enviou prontamente «mais de cem soldados e mui boa artilharia a cargo do sargento-mor J. Fernando da Silva». O Vice-Rei da Índia enviou outros cem soldados e o primeiro capitão geral, D. Francisco Mascarenhas. Foram então ocupados os postos mais adequados à defesa da cidade: a Barra, o forte de S. Francisco, a Penha de França, o forte de S. Paulo e o de Nossa Senhora da Guia.



O capitão geral mandava apenas nos militares. Os chineses chamavam-lhe Peng-T´au (chefe da tropa). Quem dirigia toda a atividade de Macau, incluindo os serviços de ronda policial, eram os homens bons reunidos no Senado.



Macau passou a dispor duma guarnição mas, durante três séculos não existiu um hospital militar. Os soldados doentes eram tratados no único hospital existente: o da Misericórdia. A situação não agradava à Santa Casa. Os soldados ocupavam os lugares que deveriam ser para os pobres «que ficam mal acomodados e muitas vezes não têm lugar para serem recebidos». Além disso, os militares internados mostravam uma certa propensão para a desordem «pela introdução de bebidas e outras causas prejudiciais à saúde».


Fizeram-se alguns projetos para construir um pequeno hospital ou uma enfermaria destinada exclusivamente ao uso da tropa. Foram esbarrando nos custos. Eram precisos «cirurgião, botica, boticário, capelão, administrador, enfermeiro e serventes». Em 1785, o orçamento para a enfermaria, estimado em 6.000 taéis, foi considerado exagerado pelo Governador da Índia. A Tercena militar seria construída apenas em 1798. O seu primeiro médico foi Manuel Gonçalves. O primeiro sangrador da tropa foi João Alexandre de Vasconcelos, «homem preto» que exercia as mesmas funções no Hospital da Misericórdia. A Tercena tinha quartos particulares para oficiais.



Em 1822, o Dr. Domingos José Gomes deixou-nos o relato das doenças que tratou durante os seus 12 anos de cirurgião-mor em Macau: «tabes ou convulsões dorsais, obstruções e cirroses, tanto do fígado como do mesentério, vício sifilítico ou gálico, hidropisias, ascites, algumas disenterias e finalmente febres que, relativamente às moléstias acima ditas, são poucas».
Domingos Gomes atribuía esta patologia ao «continuado alimento de peixe, ora salgado, ora fresco, mariscos, continuamente adubados de grande quantidade de açafrão, pimentos e muitas espécies aromáticas e calefacientes, que só por si depravam as túnicas do estômago e, conseguintemente, alteram mos sucos digestivos tão essenciais à digestão… O excessivo uso de um vinho que os chinas extraem do arroz e que o vulgo, em razão dos seus estragos, chama “fogo”, tão acre e tão corrosivo que arruína e dá cabo em poucos meses do indivíduo mais valente que a ele se aplique…



A incontinência, que se pode considerar como um efeito ou corolário das premissas acima declaradas, é, também, outra não menos fatal à tropa, pelo continuado estímulo da comida tão condimentada e da bebida excitante, impelindo à satisfação das suas paixões carnais, contrai com maior facilidade o vício gálico e às vezes duma natureza tal que, resistindo ao mais bem ideado tratamento, conduz muitos dos doentes à sepultura…»

Imagens: arquivo pessoal, Internet.

domingo, 16 de fevereiro de 2014

                    
                 MEDICINA EM MACAU

                                        II

O livro «A Medicina em Macau», do padre Manuel Teixeira, começa com uma referência aos boticários jesuítas do Colégio de S. Paulo.


O Colégio resultou da ampliação da antiga Escola da Madre de Deus e foi fundado em 1594 por Alessandro Valignano. Destinava-se a ambientar os missionários jesuítas que vinham para o Extremo Oriente fazer apostolado e a melhorar a sua preparação específica. O programa académico incluía o ensino de Português e Chinês. Tornou-se uma instituição pioneira na abordagem da cultura oriental e um centro asiático de preparação de missionários católicos. Secundariamente, ou não, ensinava as primeiras letras aos macaenses.


Durante o período chamado Nanban, esteve ligado ao comércio marítimo entre Macau e Nagasaki. Cedo contou com meia centena de professores jesuítas e com mais de 200 alunos. O seu apogeu esteve ligado ao auge das relações económicas e culturais com o Japão.
Logo em 1595, foi danificado por um incêndio, mas a reconstrução pouco tardou.


Em 1639, depois de um período conturbado de guerras civis, o Japão foi unificado. «Um país, uma religião», à maneira da centralização do poder de Espanha, ocorrida um século mais cedo. O catolicismo foi banido do país. Muitos crentes foram massacrados e os missionários foram expulsos.



O Colégio foi usado para abrigar os sacerdotes perseguidos. Funcionou até 1762, altura em se fez sentir no Oriente a decisão do Marquês de Pombal banir a Companhia de Jesus de todos os territórios sob administração portuguesa.  
Como aconteceu mais tarde, durante a República, as instalações religiosas foram aproveitadas para servirem de quartel aos militares.
No ano de 1835, um incêndio começado nas cozinhas levou à destruição quase total da edificação. Resta apenas a fachada e a escadaria monumental que lhe dá acesso. Curiosamente, a ruína duma construção portuguesa acabou por se tornar um dos ex-libris da Ásia.


E vamos à História da Medicina!
Um irmão boticário do Colégio de S. Paulo dirigiu ao superior hierárquico um documento em que expressava as dificuldades sentidas na sua prática diária. A linguagem é clara e saborosa. Passo a transcrever alguns parágrafos. Num ou noutro ponto, recortei e colei pedaços de texto, tendo o cuidado de lhe não desvirtuar o sentido.

Por vezes tenho falado a V. Rev.ª dando-lhe várias razões para que haja por bem que eu não vá para fora da Casa curar a nenhum enfermo.
Primeiramente, tenho dificuldade de curar fora desta Casa, por não ser médico, porque um médico tem necessidade de saber muito bem latim, curso e medicinas e como V. Rev.ª sabe, das duas não sei nada e de latim sei muito pouco.
Vai em 6 anos que estou em Macau e todas as vezes que os Superiores me mandam fazer alguma cura, me escusei, vendo a minha insuficiência e, assim, sempre fui forçado, mais por lhes dar gosto e satisfazer o seu mandado, que para outro nenhum fim.
Ainda que algumas curas me sucederam bem, fiz muitos erros por não saber e alguns deles graves, de que fiquei com muitos escrúpulos.

                                   Consequências comuns de erros médicos
Vai em 6 anos que curo nesta cidade e neste curso de tempo tenho curado 92 homens, alguns 2 e 3 vezes, e 39 mulheres, tudo por ordem dos Superiores, gastando com estes enfermos todas as mezinhas que lhes foram necessárias, afora outras que dei, por ordem de outros médicos, sem nenhum destes senhores mandar a esta botica nem um só pardau para ajuda, sabendo bem que este Colégio é pobre.
Mais parece que gente tão ingrata não merece tão bem servida e o certo é que estes senhores cansam os Superiores e a mim, mais para não gastarem do que por lhes faltar na terra quem os cure.
Como nesta cidade nunca houve médico em forma, não têm, os que governam, posto os preceitos que se põem em todas as terras, que ninguém cure sem ser examinado, donde vem que todas as parteiras chinas e canarins curam de medicina e de quantas enfermidades há, sem ninguém saber o que elas sabem.
Nesta terra há mais de 600 portugueses casados. Como as mulheres, as mais delas, são chinas ou têm parte disso, são mais afeiçoadas a este modo de cura, por ser o seu natural e, pelo contrário, estranham muito as curas ao modo português.

O documento não está assinado, mas tem data: 21 de dezembro de 1625.

IMAGENS: INTERNET, ARQUIVO PESSOAL. 

sábado, 15 de fevereiro de 2014

A  MEDICINA   EM MACAU


                              I


Dou hoje início a uma série de artigos sobre a História da Medicina em Macau. Assentam na obra monumental do padre Manuel Teixeira, historiador autodidata que fez um levantamento exaustivo da documentação referente à Medicina no território e refletiu sobre ela. O seu trabalho contempla a assistência médica, a nosologia e referências detalhadas à atividade dos médicos, portugueses ou não, que exerceram clínica em Macau entre os séculos XVI e XX.


Será desnecessário enaltecer o trabalho deste ilustre sacerdote, mas parece conveniente divulgá-lo. Comecemos pela biografia.
Manuel Teixeira nasceu em 1912 em Freixo de Espada à Cinta, no Alto Douro. Mal acabou a instrução primária, partiu para Macau onde frequentou o Seminário de S. José, tendo sido feito padre em outubro de 1934. Passou quase toda a sua vida no Oriente. Regressou a Portugal com 89 anos e morreu em Chaves, em setembro de 2003.


Há homens que abençoam as terras onde trabalham. Ganhando pouco ou nada com o próprio esforço, fazem mexer os pequenos mundos que habitam. Dinamizam-nos e empurram-nos para diante. Muito para além do seu trabalho religioso, Manuel Teixeira desenvolveu uma importante atividade cultural.
Começou, logo aos 22 anos, a dirigir o «Boletim Eclesiástico da Diocese de Macau». Chamou a si um par de colaboradores de grande valor. No final dos 13 anos da sua direção, o Boletim tinha já alcançado um certo prestígio internacional.


Fundou, em 1942, em plena Grande Guerra, a revista mensal «O Clarim» e ajudou a criar o semanário «União».
Finda a guerra, em 1948, foi enviado para Singapura como missionário e Vigário Geral das Missões Portuguesas de Singapura e Malaca. Fundou ali a revista «Rally», em língua inglesa.
O padre Manuel Teixeira dedicou ao ensino boa parte da sua vida. Entre 1932 e 1970, foi professor no Seminário de São José, no Colégio de São José, na Escola Comercial Pedro Nolasco e no Liceu Nacional Infante D. Henrique.

               Edifício antigo da Escola Pedro Nolasco
O Liceu funcionava em 1950, na Avenida Conselheiro Ferreira de Almeida (Tap Seac). 

                 Edifício onde funcionava o Liceu antigo

Nas duas décadas seguintes, dirigiu os «Arquivos de Macau» e o «Boletim do Instituto Luís de Camões».


Manuel Teixeira dedicou à História de Macau e à presença portuguesa no Oriente o melhor do seu esforço. Publicou 123 livros de investigação histórica. Foi, no dizer do seu Bispo José La, o mais prolífico dos historiadores de Macau. 
Em 1981 e 1983, recebeu, os prémios de História da Fundação Calouste Gulbenkian pelas suas obras «Os Militares em Macau» e «Toponímia de Macau».
Em 1984, o Papa João Paulo II nomeou-o «Capelão da Santa Sé». Trata-se dum cargo honorífico que dá direito ao tratamento por «Monsenhor». O governo português outorgou-lhe diversas condecorações. 


As honrarias multiplicaram-se: foi membro da Associação Internacional de Historiadores da Ásia, da Academia Portuguesa de História e da Academia Portuguesa de Marinha, sócio correspondente da Sociedade de Geografia de Lisboa, sócio da Sociedade Científica Católica Portuguesa, vogal do Centro de Estudos Históricos Ultramarinos, vogal do Conselho da Universidade da Ásia Oriental e Doutor Honoris Causa em Letras da Universidade da Ásia Oriental.


Interessam-nos, acima de tudo, os seus trabalhos de investigação no âmbito da História da Medicina. O padre Manuel Teixeira dedicou quatro livros à história da nossa profissão em terras do Oriente. Foram reeditados, em 1998, pelo governo de Macau, sob o título «A Medicina em Macau». A administração portuguesa começara já a aviar as malas.

Fotografias: Internet