Histórias da Medicina Portuguesa

No termo de uma vida de trabalho, todos temos histórias a contar. Vamos também aprendendo a ler a História de um modo pessoal. Este blogue pretende viver um pouco da minha experiência e muito dos nomes grandes que todos conhecemos. Nos pequenos textos que apresento, a investigação é superficial e as generalizações poderão ser todas discutidas. A ambição é limitada. Pretendo apenas entreter colegas despreocupados e (quem sabe?) despertar o interesse pela pesquisa mais aprofundada das questões que afloro.
Espero não estar a dar início a um projecto unipessoal. As portas de Histórias da Medicina estão abertas a todos os colegas que queiram colaborar com críticas, comentários ou artigos, venham eles da vivência de cada um ou das reflexões sobre as leituras que fizeram.

terça-feira, 17 de maio de 2016

   

  II SEMANA DO AUTOR MÉDICO



                 Repouso no regato - Ferragudo - João Bleck da Silva

    Começo por declarar que entendo pouco de artes visuais, o que não me impede de ter gostos e opiniões.

                                                     Carnaval - Pantoja Rojão

Quando era criança pequena, os meus irmãos achavam que eu iria ser um génio do desenho. Enganaram-se. Nos primeiros anos do liceu, os colegas ainda disputavam as folhas de papel em que eu imaginava heróis de capa e espada. Foi veia que secou. O Desenho foi sempre a disciplina em que obtive classificações mais baixas. O talento não seria grande, mas a preparação dos professores da matéria também não seria a melhor. Enfim... São coisas que já lá vão.


Esta introdução conduz-me ao verdadeiro ponto de largada: a II Semana do Autor Médico, que foi organizada pela SOPEAM, com a colaboração da Secção Regional do Sul da Ordem dos Médicos e  decorreu em Lisboa, na sede da Ordem dos Médicos, de 7 a 14 do corrente mês.









    Alentejo e Romã - Leonor Duarte                                         Galinhas - Graciete Lança

    Como na edição anterior, houve conferências, apresentações de livros e exposição de artes plásticas. O nível cultural foi elevado, embora a assistência tenha sido, de um modo geral, reduzida.

                       Cores da Índia - Mª Isabel Mendes Silva

Ficaram-me, no ouvido e na vista, dois pontos altos: a atuação do Coral Aesculapides, da Ordem dos Médicos, dirigido pela maestrina Ana Venade e o “Mix” de Artes Plásticas, exposto na Galeria.

                                Parte de La Petite Bouffe - Pedro Miguéis

O “Mix” foi uma invenção do Pedro Miguéis, que selecionou os trabalhos, aceitando apenas um de cada médico, e os dispôs como muito bem entendeu. O organizador contribuiu com uma produção pessoal de arte efémera. O saber expor transformou-se também em obra de arte e o galerista tornou-se coautor. Resultou uma mostra variada com uma interessante média de qualidade.

                        Tropiques (Tapessaria) Mª José Leal

Não sendo possível publicar 30 quadros num artigo de blogue, selecionei, sem qualquer critério hierárquico, as fotografias que apresento para ilustrar este pequeno artigo. Alguns quadros não foram aqui reproduzidos apenas porque as fotografias que eu tirei não ficaram bem.

                       S/ Título - Álvaro Laranjeira Santos

Terminado o evento, chega a hora da reflexão. Acordámos em que as Semanas do Autor Médico seriam bienais. Na próxima edição, teremos de ter em conta a experiência recente, Uma coisa é certa: não se modifica o que correu muito bem.

                                    Retrato de Adolfo Gutkin - Júlio Pego

Um abraço, Pedro Miguéis!

António Trabulo


Sem comentários:

Enviar um comentário