COMEMORAÇÕES DO V CENTENÁRIO
DO NASCIMENTO DE ANDRÉ VESÁLIO
DO NASCIMENTO DE ANDRÉ VESÁLIO
Realizou-se em Setúbal, a 25 de outubro, uma sessão comemorativa do V centenário do nascimento do grande anatomista André Vesálio, considerado pela generalidade dos médicos o criador da anatomia moderna.
A iniciativa pertenceu ao Dr. Joaquim Barradas e a organização ficou a cargo de nós dois.
Há algum tempo, divulguei neste espaço alguns pequenos trabalhos sobre a obra anatómica de da Vinci. Recentemente, desenvolvi-os e completei-os. Considerei que seria injusto, na homenagem a Vesálio, ignorar o grande anatomista que o precedeu. Foi dele que falei na minha conferência.
LEONARDO DA VINCI
O PRIMEIRO GRANDE ANATOMISTA
I
O artista que retratou Ginevra d`Benci
produziu também a primeira representação anatómica realista dum corpo feminino.
produziu também a primeira representação anatómica realista dum corpo feminino.
O pintor que criou este São João Baptista efeminado que mais parece
Maria Madalena antes de se arrepender e deixar a profissão,
desenhou também armas de fogo de muitos canos que fazem lembrar os lançadores múltiplos de foguetes GRAD que os russos fabricam desde a II guerra mundial.
desenhou também armas de fogo de muitos canos que fazem lembrar os lançadores múltiplos de foguetes GRAD que os russos fabricam desde a II guerra mundial.
Escreveu-se há muito que Leonardo da Vinci foi o espírito mais iluminado de toda Humanidade. Comparações com outros grandes vultos das ciências e das artes são difíceis de fazer e têm interesse reduzido. No entanto, bastariam os seus trabalhos anatómicos para lhe garantirem fama imorredoura.
Quem observa as gravuras anatómicas de Leonardo da Vinci
admira-se por ele não ocupar um lugar de relevo na História da Medicina. Infelizmente, boa
parte do seu trabalho científico perdeu-se.
Outra
parte seria publicada apenas século e meio após a sua morte e ainda assim integrada no
Trattato della Pittura. Por ironia do
destino, o primeiro grande anatomista em nada influenciou o saber médico.
Da
Vinci nasceu em 1452. Estava-se em plena Renascença. Aprendeu no estúdio do
escultor e pintor florentino Andrea del Verrocchio, cuja obra mais conhecida é
a estátua equestre do condottieri Bartolomeu Colleoni.
Sabe-se que Mondino dei Luzzi, dissecou
dois cadáveres de mulher na cidade de Bolonha e, em 1316, redigiu um pequeno
tratado de anatomia. Mondino foi o precursor da moderna anatomia humana. Nesta
gravura é clara a relação de trabalho da época. Um cirurgião auxiliar praticava
a dissecação, enquanto o mestre falava do alto da cátedra.
Outros anatomistas, como Guido da Vigevano dissecaram cadáveres de
enforcados.
Além
de Vesálio, ou antes dele, houve anatomistas que praticaram disseções sem a intervenção
de um cirurgião auxiliar. É o caso de Berengário de Carpi (1460-1530) e Giambattista Hanani (1515-1579).
Leonardo mudou-se de Florença para Milão em 1481 ou
1482.
Milão possuía um dos melhores centros médicos de Itália, o Ospedale
Maggiore. A dissecção humana era permitida desde 1480 numa das suas secções, o
Ospedale del Brolo.
Leonardo realizou provavelmente a sua primeira dissecção
humana em 1487. Nos trabalhos produzidos anteriormente, reconhece-se, por
vezes, a anatomia animal adaptada às formas humanas.
O artista sabia pouco latim, o que o limitava no aspeto cultural. Os
primeiros estudos de Leonardo foram influenciados pelas ideias correntes no seu
tempo.
É famosa a sua representação do «Homem Vitruviano», inscrito num
quadrado e num círculo, um símbolo da correspondência matemática entre
microcosmo e macrocosmo e da analogia entre a estrutura do homem e a do
universo. O Zodíaco, a esfera exterior do Universo, governava a anatomia
externa do homem; os planetas influenciavam o funcionamento das vísceras; a
lua, o planeta mais interior, controlava tanto os movimentos das marés como dos
líquidos do organismo, os humores.
Leonardo da Vinci não foi o primeiro pintor renascentista a interessar-se por
conhecimentos anatómicos. Consta que, vinte anos mais cedo, o florentino
Antonio del Poillaiuolo dissecou alguns cadáveres.
O conhecimento da anatomia das partes superficiais do corpo humano é bem
visível na obra de Miguel Ângelo, 23 anos mais novo do que Leonardo. Miguel
Ângelo terá dissecado cadáveres no hospital do Espírito Santo, em Florença.
Planeou mesmo fazer um atlas de anatomia juntamente com Realdo Colombo.
Quando, no fim do século, Milão foi
tomada pelos franceses, Leonardo passou por Veneza e voltou a instalar-se em
Florença, onde começou o período mais fecundo da sua vida.
Os desenhos anatómicos produzidos na idade madura assentaram já na observação
cuidada de corpos humanos dissecados. Eis uma citação de Leonardo:
A MINHA REPRESENTAÇÃO DO
CORPO HUMANO SERÁ PARA TI
TÃO CLARA COMO SE TIVESSES
O PRÓPRIO CORPO DIANTE DE TI.
Os conhecimentos do anatomista provêm dum esforço de compreensão visual dos factos. Os textos resultam pobres, face à exatidão das imagens.
A MINHA REPRESENTAÇÃO DO
CORPO HUMANO SERÁ PARA TI
TÃO CLARA COMO SE TIVESSES
O PRÓPRIO CORPO DIANTE DE TI.
Os conhecimentos do anatomista provêm dum esforço de compreensão visual dos factos. Os textos resultam pobres, face à exatidão das imagens.
Já
antes do Renascimento pintores e escultores valorizavam, acima de tudo, a
representação da figura humana. É nessa perspectiva que se deve situar o
interesse inicial de Leonardo da Vinci pelos estudos anatómicos.
No entanto, a obra de da Vinci foi muito para além da
anatomia chamada artística, a anatomia superficial, que interessa diretamente a
pintores e escultores: o estudo dos músculos e tendões cujo relevo se nota sob
a pele, e se modifica com os esforços e posições, as transformações impostas
pela idade e por algumas doenças e ainda a fisionomia, que trata das expressões
corporais induzidas pelas emoções.
O que começou
por uma necessidade prática de conhecer o corpo humano para melhor o desenhar
ou esculpir, depressa foi desviado por uma intensa curiosidade para o esforço
de compreender o funcionamento do nosso organismo.
Bibliografia
Bibliografia
Leonardo
da Vinci - Desenhos e Esboços, Frank Zollner, TASCHEN.
Os
Apontamentos de Leonardo da Vinci, organizado por H. Anna Suh, Parragon Books,
2007.
Leonardo
da Vinci – Anatomia humana. Masson-Salvgat Medicina
(Continua)
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