Histórias da Medicina Portuguesa

No termo de uma vida de trabalho, todos temos histórias a contar. Vamos também aprendendo a ler a História de um modo pessoal. Este blogue pretende viver um pouco da minha experiência e muito dos nomes grandes que todos conhecemos. Nos pequenos textos que apresento, a investigação é superficial e as generalizações poderão ser todas discutidas. A ambição é limitada. Pretendo apenas entreter colegas despreocupados e (quem sabe?) despertar o interesse pela pesquisa mais aprofundada das questões que afloro.
Espero não estar a dar início a um projecto unipessoal. As portas de Histórias da Medicina estão abertas a todos os colegas que queiram colaborar com críticas, comentários ou artigos, venham eles da vivência de cada um ou das reflexões sobre as leituras que fizeram.

domingo, 24 de junho de 2018



SOPEAM




Fui ontem eleito presidente da Sociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos (SOPEAM).
Um par de anos atrás, recusara o convite para o cargo, mantendo-me num lugar mais discreto da Direção. Havia muito que não alimentava ambições pessoais que fossem além da escrita e do bem-estar da família e dos amigos.
O que me fez mudar de ideias foi provavelmente o sucesso relativo das jornadas LASA/SOPEAM, encerradas no ano transato. No decurso de dois anos, realizámos na Casa da Baía, em Setúbal, 40 conferências sobre temas variados. Algumas delas atingiram níveis elevados de qualidade. A colaboração do meu amigo e colega Machado Luciano, então presidente da LASA, foi preciosa para o êxito da iniciativa.
Fui sempre conhecido entre os meus como imaginativo e sonhador. Os Cursos Portugueses de Neurocirurgia, a que tive a honra de dar início em 1997, enquanto Coordenador de uma notável Comissão de Ensino da Sociedade Portuguesa de Neurocirurgia, mostraram-me que era capaz de congregar vontades e de transformar sonhos razoáveis em realidades frutuosas. Liderei a iniciativa durante quatro anos e é com orgulho que vejo hoje os Cursos aproximarem-se da XXII edição.
As jornadas LASA/SOPEAM ensinaram-me depois que era capaz de repetir esse trabalho fora do âmbito da minha Especialidade Médica.
Olhei em volta e fui construindo projetos. Alicercei-me no apoio de amigos antigos e de alguns novos, pois não moramos sozinhos no mundo e as obras não se realizam sem homens e mulheres interessados em colaborar. Construi um plano provisório e ambicioso, previsto para um mandato de dois anos.
Irei dando conta do que se for realizando.


2 comentários:

  1. Drº Trabulo, foi com enorme satisfação que, recebi esta noticia de saber que a "SOPEAM" não vai terminar, bem pelo contrário, foi entregue a alguém que considero na minha modesta opinião ser a pessoa certa no lugar certo. Desejo-lhe as meaiores felicidades no desempenho do lugar que agora foi empossado e, contará sempre com a minha disponibilidade para o que for necessário.Parabéns Drº.Trabulo e, um abraço de grande amizade.

    ResponderEliminar
  2. Este blogue é auspicioso e interessante, como o Dr. Trabulo já nos habituou. Esperamos continuidade.
    Abraço
    Júlio

    ResponderEliminar