Histórias da Medicina Portuguesa

No termo de uma vida de trabalho, todos temos histórias a contar. Vamos também aprendendo a ler a História de um modo pessoal. Este blogue pretende viver um pouco da minha experiência e muito dos nomes grandes que todos conhecemos. Nos pequenos textos que apresento, a investigação é superficial e as generalizações poderão ser todas discutidas. A ambição é limitada. Pretendo apenas entreter colegas despreocupados e (quem sabe?) despertar o interesse pela pesquisa mais aprofundada das questões que afloro.
Espero não estar a dar início a um projecto unipessoal. As portas de Histórias da Medicina estão abertas a todos os colegas que queiram colaborar com críticas, comentários ou artigos, venham eles da vivência de cada um ou das reflexões sobre as leituras que fizeram.

segunda-feira, 31 de março de 2014

     

UM CÁLCULO CORALIFORME




Apareceu-me na consulta uma doente com uma hérnia discal lombar a que pus indicação operatória. Como referia também queixas urinárias, enviei-a a um Colega urologista cujo nome será gentil não revelar. Propôs também operá-la.
Era preciso saber qual das especialidades deveria ter prioridade. Contactámos por telefone.
─ Opero eu primeiro – propôs o meu colega e amigo. A senhora tem um grande cálculo coraliforme.
Estranhei não o ter visto nas radiografias simples da coluna lombar, nem na radiculografia. Devo sublinhar que a história que relato se passou antes da T.A.C.
Nada tinha a opor à sua opinião.
Dois meses mais tarde, a doente voltou à minha consulta.
─ Afinal, o Senhor Doutor urologista diz que eu não preciso de ser operada por ele. E olhe que cheguei a estar internada…
O colega telefonou-me a explicar a situação. Naquele tempo, a consulta de Urologia no Hospital do Desterro fazia-se numa espécie de mesa comprida partilhada por vários médicos e doentes. As radiografias que lhe foram ter à mão mostravam um cálculo coraliforme de tamanho impressionante.
A doente foi internada já com a cirurgia agendada. Na véspera, o meu colega foi rever o processo clínico, como fazia sempre. A mulher não tinha cálculo nenhum. As imagens em que o diagnóstico se baseara pertenciam a uma doente que estava, na manhã da consulta, sentada a seu lado.

Sem comentários:

Enviar um comentário