Histórias da Medicina Portuguesa

No termo de uma vida de trabalho, todos temos histórias a contar. Vamos também aprendendo a ler a História de um modo pessoal. Este blogue pretende viver um pouco da minha experiência e muito dos nomes grandes que todos conhecemos. Nos pequenos textos que apresento, a investigação é superficial e as generalizações poderão ser todas discutidas. A ambição é limitada. Pretendo apenas entreter colegas despreocupados e (quem sabe?) despertar o interesse pela pesquisa mais aprofundada das questões que afloro.
Espero não estar a dar início a um projecto unipessoal. As portas de Histórias da Medicina estão abertas a todos os colegas que queiram colaborar com críticas, comentários ou artigos, venham eles da vivência de cada um ou das reflexões sobre as leituras que fizeram.

sábado, 5 de abril de 2014


  A MINHA EXPERIÊNCIA COMO MÉDICO DO

NAVIO HOSPITAL GIL EANNES



                       I

        Um Pouco de História


 Não se sabe há quanto tempo se dedicam os portugueses à pesca do bacalhau. Será, pelo menos, desde o reinado de D. Dinis. 


A História regista lutas antigas pelo controlo das áreas de pesca. Em 1478, as autoridades dinamarquesas encerraram aos estrangeiros os pesqueiros da Islândia que, à data, controlavam. Os pescadores bretões, bascos, ingleses e portugueses tiveram de procurar outras zonas de pesca.
Os portugueses descobriram então a Terra Nova. Dizia-se que havia tanto peixe nos seus Bancos que os cardumes chegavam a impedir o avanço das embarcações. Notícias destas, verdadeiras ou falsas, propagaram-se depressa. As frotas pesqueiras da Europa deslocaram-se para lá.


Esta carta data de 1546 e mostra a Terra Nova, que os portugueses consideravam sua. Estabeleceram pequenas povoações em terra, durante os meses quentes.
Nos primeiros anos do Século XVI saíam anualmente, só de Aveiro, 60 navios com destino à Terra Nova. Em 1550, eram 150, muitos mais do que os que partiam para uma Índia.
A perda da independência nacional, em 1580, e o declínio do poderio ibérico levaram a que portugueses e espanhóis fossem expulsos da Terra Nova.

                               Armada Invencível

A pesca do bacalhau foi reiniciada apenas em 1885. Os portugueses já não sabiam capturar bacalhau. Tiveram de reaprender.
Entre o fim da terceira década do Século XX e o começo da sétima, a pesca do bacalhau andou ligada a dois navios hospitais que se sucederam com o mesmo nome: Gil Eannes. 


Tratava-se de homenagear  o comandante da primeira embarcação que passou o cabo Bojador, em 1434. 
No prolongamento do temido cabo, até longe da costa, as águas eram rasas e os recifes abundavam. Perderam-se diversas embarcações a tentar contorná-lo e nasceram histórias fantásticas de monstros marinhos.



Gil Eannes viajou na primavera, numa barca dum só mastro. Próximo do Bojador, afastou-se da costa e transpôs o Cabo do Medo sem sobressaltos. Deixou de haver obstáculos para a navegação dos navios portugueses ao longo da costa ocidental de África.

Fontes: 
Semedo de Matos, Luís. O Atlântico Noroeste e a Terra Nova (Terra dos Corte Reais). Em: Oceanos nº 45 - janeiro/março 2001. Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses. 
 Varela, Consuelo. O controlo das Rotas do Bacalhau nos séculos XV e XVI. Em: Oceanos nº 45 - janeiro/março 2001. Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses. 
Fotografias: Revista Oceanos, Internet, coleção particular.




Sem comentários:

Enviar um comentário