Histórias da Medicina Portuguesa

No termo de uma vida de trabalho, todos temos histórias a contar. Vamos também aprendendo a ler a História de um modo pessoal. Este blogue pretende viver um pouco da minha experiência e muito dos nomes grandes que todos conhecemos. Nos pequenos textos que apresento, a investigação é superficial e as generalizações poderão ser todas discutidas. A ambição é limitada. Pretendo apenas entreter colegas despreocupados e (quem sabe?) despertar o interesse pela pesquisa mais aprofundada das questões que afloro.
Espero não estar a dar início a um projecto unipessoal. As portas de Histórias da Medicina estão abertas a todos os colegas que queiram colaborar com críticas, comentários ou artigos, venham eles da vivência de cada um ou das reflexões sobre as leituras que fizeram.

domingo, 5 de junho de 2016


MARCOS NO CAMINHO




Esta semana, o decaedela voltou a ser visitado por leitores de todos os continentes. Não é a primeira, nem a segunda vez que tal acontece com os meus blogues, o que não torna o facto menos gratificante. Entraram neste espaço, durante os últimos dias, pessoas da América do Norte e do Sul, de Portugal, do centro da Europa e ainda da China e da Austrália.
É interessante verificar que a maioria dos leitores do historinhasdamedicina é brasileira, embora sejam frequentes as visitas de leitores dos países sul-americanos de língua espanhola, que não parecem ter dificuldade em ultrapassar a barreira do idioma. Julgo que se trata, habitualmente, de estudantes de História da Medicina.
Andam à volta de 1500 os visitantes mensais dos dois blogues, embora ocorram oscilações na frequência. O decaedela, que começou mais cedo e se dirige a um público menos restrito, continua a liderar as audiências (sei que estou a fazer um uso abusivo da palavra…) No entanto, no decurso dos últimos anos, o historinhasdamedicina é o mais procurado. A manter-se a tendência atual, dentro de um ano, os totais de visitas serão semelhantes.
Publiquei já mais de 450 títulos. Como seria de esperar, produzo mais artigos de blogue nos intervalos entre os livros que vou escrevendo. Somam já catorze os editados e tenho mais alguns prontos.
O número de comentários foi sempre relativamente reduzido. Seria útil e interessante dispor de mais informação de retorno.

Abraço os ciberleitores!

António Trabulo

Sem comentários:

Enviar um comentário