![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhX5Wy9U-0wPF7elqUoaiK8YStcwvoWiHlhIbRMnVlMCE-zAaMWA8WoMlaGxTZfu3EMiIlFLCHWuZPTt9FHjq3P3_f8bkQhx_gg8abXXS9VIM1laE2mAnNY1N3tT4heXIxFFWaHlCX0wg/s400/sun.jpg)
Espero que o papa Pedro Hispano me perdoe a heresia, mas Sun Yat Sen foi o homem mais ilustre que alguma vez praticou Medicina em território português.
Em 1892, o "pai" da República Chinesa iniciou a sua vida clínica no Hospital Keng-Wu, em Macau, como médico voluntário. Keng-Wu (lago do espelho) é um dos onze nomes literários que os chineses dão a Macau.
A aldeia de Cuiheng, onde Sun nasceu, dista menos de 40 quilómetros de Macau. No passado, o "condado" da Montanha Perfumada abrangia as duas localidades. O pai, Sun Dacheng, trabalhou como sapateiro em Macau entre os 16 e os 32 anos. Aos 13 anos, Sun Yat Sen visitou pela primeira vez Macau, na companhia de sua mãe. Voltaria muitas vezes.
O Hospital chinês tinha sido fundado em 1871. Mais do que hospital, era uma organização de beneficiência sustentada pelos chineses ricos de Macau. Para além de proporcionar consultas, internamento e remédios, a fundação recolhia cadáveres e dava-lhes sepultura gratuita, reparava as ruas da cidade, socorria os sinistrados, sustentava escolas e resolvia querelas entre o povo. Vendia também arroz a preço baixo à gente carenciada.
À data, os chineses fugiam da Medicina europeia e o Hospital Keng
-Wu tratava mais doentes que os Hospitais de S. Rafael e S. Januário juntos, apesar de os mestres chinas não terem grande formação e de a mortalidade no internamento ser elevada. O patrono do Hospital era o lendário cirurgião Hua-Tó, que viveu de 265 a 322 d. C. É considerado o maior cirurgião chinês e o primeiro a utilizar narcóticos para a anestesia. Encarcerado por ordem do poderoso déspota Tsó-Tsó, faleceu na prisão. Após a sua morte, foi venerado como um santo dos nossos. Era objecto de culto em vários altares dos pagodes de Macau.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh4MWOD5d6Lp859-KYI12eafnoYJa5p1n4MPECyMcd-Ql-hBQWGjjsfJ-9XTJvEI4ln0xP4TQg582GzOz_bENKMv2TXcZf4S2xlmGtS77lvM3rWYk7Nsga72TU_ZbjMVFMtSHfVP1Cdwg/s200/sun1.jpg)
Formado aos 26 anos, na Faculdade de Medicina de Hong Kong para chineses, Sun Yat Sen começou a exercer clínica europeia no Hospital Keng-Wu onde, até essa data, se praticava apenas a medicina chinesa. Terá ali executado diversas intervenções cirúrgicas. O dr. Sun pediu ao Hospital um empréstimo, que lhe foi concedido, para montar uma farmácia sino-europeia, e abriu consultório em Macau, na Rua das Estalagens. Foi o primeiro médico chinês a fazê-lo no território.
Sun Yat Sen era acarinhado pela comunidade chinesa e bem aceite pelos portugueses. Relacionou-se com o macaense Francisco Hermenegildo Fernandes, que trabalhava na Imprensa, ainda na época em que estudava em Hong Kong.
O seu primeiro grande ensaio político - Carta a Zheng Zaoru - foi publicado num jornal de Macau em 1890.
Uma parte da sua família acabou por se fixar em Macau. Sun Yat Sen tem ali três estátuas e uma casa museu, para além de um jardim e de duas ruas com o seu nome.
Sabe-se que não foi como médico que Sun Yat Sen se notabilizou. A sua história é bem conhecida. A República da China dá-lhe um lugar de relevo entre os seus heróis nacionais.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgJrt7B8P2r42phXsVeL3dxXbEk6-rLVe7aEZ4oK5Ipr-tJJ9fYpBQK0kiUohVn4E0DbngGwJ38BsFlbBt2Ydl7iLK_jnakyPbybtZtcFdBsUiCFlhXxnPBFY26BUCG8LIntk6M26dCgg/s200/sun3.jpg)
Fontes:
Teixeira, Manuel. A Medicina em Macau. Governo de Macau, Macau, 1998.
Wikipedia.
Fotografias:
Wikipedia
Também publicado em O BAR DO OSSIAN.
Sem comentários:
Enviar um comentário