Histórias da Medicina Portuguesa

No termo de uma vida de trabalho, todos temos histórias a contar. Vamos também aprendendo a ler a História de um modo pessoal. Este blogue pretende viver um pouco da minha experiência e muito dos nomes grandes que todos conhecemos. Nos pequenos textos que apresento, a investigação é superficial e as generalizações poderão ser todas discutidas. A ambição é limitada. Pretendo apenas entreter colegas despreocupados e (quem sabe?) despertar o interesse pela pesquisa mais aprofundada das questões que afloro.
Espero não estar a dar início a um projecto unipessoal. As portas de Histórias da Medicina estão abertas a todos os colegas que queiram colaborar com críticas, comentários ou artigos, venham eles da vivência de cada um ou das reflexões sobre as leituras que fizeram.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

LEONARDO DA VINCI - O ANATOMISTA

PRIMEIRA PARTE


Já antes do Renascimento pintores e escultores valorizavam, acima de tudo, a representação da figura humana. É nessa perspectiva que se deve situar o o interesse inicial de Leonardo da Vinci pelos estudos anatómicos. A importância que Leonardo dava ao conhecimento da anatomia é evidente numa nota com que acompanhou o desenho de uma vértebra cervical: "Esta representação é tão importante para o bom desenhador como a derivação das palavras latinas para os gramáticos, pois aquele que ignora quais são os músculos que produzem este ou aquele movimento desenhará mal os músculos das figuras nos seus movimentos e acções."


Leonardo da Vinci não foi o primeiro pintor renascentista a interessar-se por conhecimentos anatómicos. Aprendeu com Andrea del Verrocchio, que já aconselhava tais estudos. Consta que, vinte anos antes, o florentino Antonio del Poillaiuolo dissecou alguns cadáveres. O conhecimento da anatomia das partes superficiais do corpo humano é bem visível na obra de Miguel Ângelo, contemporâneo de Leonardo e um pouco mais novo do que ele.
Quem olha com atenção as gravuras anatómicas de Leonardo da Vinci admira-se com o pequeno realce que lhe é dado na História da Medicina. Andreas Vesalius é geralmente considerado o fundador da anatomia moderna. No entanto, a sua obra monumental De Humani Corporis Fabrica foi publicada em 1543, vinte e quatro anos após a morte de da Vinci.


A cabeça divide-se em dez partes, cinco externas e cinco internas; as externas são o cabelo, a pele, os músculos, a fáscia e o crânio. As internas são a dura-máter e a pia-mater (que envolvem o cérebro). A pia-máter e a dura-máter aparecem de novo por baixo e encerram o cérebro; seguem-se a rete mirabili e o osso occipital, que suporta o cérebro, de onde emergem os nervos.

Os primeiros estudos de Leonardo foram influenciados por Galeno. Mais tarde, a sua obra beneficiou da observação directa do corpo humano. Leonardo terá dissecado mais de vinte cadáveres, primeiro no hospital de Santa Maria Nuova, em Florença, e mais tarde nos hospitais de Milão e Roma. Ouçamos o seu primeiro biógrafo, Paolo Giovio: "Nas escolas de anatomia dos médicos, ele dissecava cadáveres de criminosos, indiferente ao carácter desumano e repugnante de tal estudo, preocupado apenas em aprender como poderia representar de modo mais adequado na sua pintura os diferentes músculos e articulações, a sua flexão e extensão."
Nessa época, médicos e artistas andaram associados. Anos mais tarde, Vesalius contrataria o desenhador Jan Stephen van Calcar, discípulo de Ticiano. Entre 1510 e 1511, da Vinci colaborou com o médico Marcantonio della Torre. Produziram em conjunto um trabalho sobre anatomia, para o qual Leonardo contribuiu com duzentos desenhos. A obra seria publicada apenas 161 anos mais tarde e ainda assim integrada no Trattato della Pittura. A contribuição de da Vinci para o estudo da anatomia humana teve assim um impacto reduzido na comunidade médica. 
Nas escolas médicas daquele tempo, o mestre lia e comentava um texto clássico enquanto um ajudante se esforçava por ilustras as suas palavras com o trabalho de dissecação. Ai dos órgãos que se adequassem mal às palavras dos clássicos! Leonardo teve a sorte de não ser médico. Não estando preso às descrições antigas, os seus desenhos traduzem fielmente a realidade do corpo humano.


Os estudos anatómicos de da Vinci foram muito além do conhecimento da anatomia superficial, essencial para os artistas. A sua curiosidade era insaciável. O pinto pretendia compreender o funcionamento da máquina humana. Representou meticulosamente o aparelho fonador, as vísceras, o mesentério e os órgãos sexuais masculinos e femininos. 




Leonardo da Vinci foi um anatomista notável. Bastaria o seu trabalho nesta área para merecer  a  nossa admiração.

Os desenhos foram retirados de Leonardo da Vinci - Desenhos e Esboços, Frank Zollner, TASCHEN. O texto de Johannes Nathan integra a mesma obra. Citei uma passagem de Os Apontamentos de Leonardo da Vinci, organizado por H. Anna Suh, Parragon Books, 2007. Alguns dados foram recolhidos da Wikipedia.


25 comentários:

  1. Gostei muito do post aqui citado! Bem interessante pra esclarecer um pouco mais. Parabéns.

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  2. ficou muito bom me ajudou muito :)

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  3. MUITO BOM! ESPERO GANHAR A NOTA MAXIMA =)

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  4. eu consegui notinha maxima,meu trabalho foi o melhor da sala.

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  5. eu vo fazer dele também meu trabalho adoreii

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  6. MUITO BOM ESTE BLOG SOBRE DA VINCI,É UM EXEMPLO CLARO DA MULTIPLICIDADE DE SEU TALENTO E DE SUA EVIDENTE CONTRIBUIÇÃO À MEDICINA.UM GÊNIO COMPLETO!!!

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  7. Muito nice,acho que vou ter pelo menos um muito bom,muito obrigada,vai me ajudar bastante
    na minha nota

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  8. porreta, mas que rabanete

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  9. acho que vou penetrar o meu pentelho

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  10. nossa, mas que pipi tenebroso

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  11. nada disso, sua xavoza,sua xavasca que é um deus nos acuda

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  12. caralhitos, vc é uma mistura de deus grego com africano

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  13. nossa leornardo da vinte, que piroca de cavalo

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  14. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

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    1. Acho que se vc não tinha nada de INTERESSANTE para falar do texto ou parabenizar quem escreveu... Era melhor que nao comentasse nada... Por que isso foi desnecessario ... FICA A DICA...

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  15. mtoo bom!!estava precisando fazer um trabalho sobre ele e vc me ajudou mtoo!!!ta de parabens :)

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  16. Muito bom, apesar de alguns erros das palavras escritas... Mas mesmo assim é ótimo.

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  17. adorei...
    fantástico saber um pouco mais sobre esse grande homem

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  18. Gostaria de reportar um erro no post: "O pinto pretendia compreender o funcionamento da máquina humana."
    Acho que você queria dizer: "O pintor"

    Desde já, parabéns pelo texto. Continue assim.

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  19. Foi o cara
    Foi buscar as pregas

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